Cap. 4 Intervalo e escala Maior
Pág 3
Escala Maior - A fôrma
Veja no vídeo abaixo como é o raciocíniode construção da escala Maior
Teoria
CAP 4 PÁG 3
A Escala Maior
A fôrma da escala maior é feita agrupando as notas e colocando a distância de 1 tom entre elas, exceto entre o 3º e 4º graus e entre o 7º e 8º graus.
![](https://static.wixstatic.com/media/cb51e0_b5169a7242264d46839ef00d2df5b5c7.gif/v1/fill/w_93,h_29,al_c,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,pstr/cb51e0_b5169a7242264d46839ef00d2df5b5c7.gif)
![](https://static.wixstatic.com/media/cb51e0_bd40c586b7e4435baff3c6e06a34d3b4.gif/v1/fill/w_85,h_26,al_c,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,pstr/cb51e0_bd40c586b7e4435baff3c6e06a34d3b4.gif)
INFORMAÇÃO ELEMENTAR
A escala maior possui meio tom entre o 3º e 4º graus e entre o 7º e 8º graus
Agora vamos fazer no Tom de Sol Maior, então o Sol estará como grau 1 e então dispomos as notas seguintes.
Quando chegamos no sétimo grau, veja que não é o fá que vai encaixar no forma, e sim o Fá#, então temos uma alteração na escala. Com isso a escala de Sol Maior terá um sustenido (#), o Fá#.
![](https://static.wixstatic.com/media/cb51e0_2fd582f4409e474d9c52bda11ba56b7a.gif/v1/fill/w_109,h_33,al_c,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,pstr/cb51e0_2fd582f4409e474d9c52bda11ba56b7a.gif)
![](https://static.wixstatic.com/media/cb51e0_806e81853542406c8876ffd06c5cc0c2.gif/v1/fill/w_111,h_34,al_c,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,pstr/cb51e0_806e81853542406c8876ffd06c5cc0c2.gif)
Então para achar qualquer tonalidade na escala Maior é só fazer esse modelo começando pelo tom desejado. Veja abaixo como seria a escala de Ré Maior, note que esta escala ficou com duas alterações, além do fá#, o Dó#.
![](https://static.wixstatic.com/media/cb51e0_be12e3c8840f4bd7ad8628f7ca30dc9a.gif/v1/fill/w_95,h_29,al_c,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,pstr/cb51e0_be12e3c8840f4bd7ad8628f7ca30dc9a.gif)
Exercício
Exercício: Construa a escala de Lá Maior e Mi Maior. Dica: elas possuem, respectivamente, três e quatro alterações.
A escala Maior vista de forma horizontal no braço do violão
Veja no vídeo como podemos enxergar com bastante clareza a fôrma da escala Maior e seus intervalos quando tocamos ela em uma só corda, fazendo uma digitação horizontal no braço do instrumento
A escala de Dó Maior na segunda corda, com os graus numerados
![](https://static.wixstatic.com/media/cb51e0_2db25fa212fe41e0ae2988791759e841.gif/v1/fill/w_130,h_38,al_c,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,pstr/cb51e0_2db25fa212fe41e0ae2988791759e841.gif)
Veja como fica evidente a distância de meio tom entre o 3º e 4º graus e entre o 7º e 8º, e 1 tom entre os demais graus.
Agora abaixo veja a escala de Sol Maior começando na 3ª corda solta
![](https://static.wixstatic.com/media/cb51e0_c9b7d89d5e71428db4684871e3f7f634.gif/v1/fill/w_123,h_36,al_c,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,pstr/cb51e0_c9b7d89d5e71428db4684871e3f7f634.gif)
Você aprendeu que:
-
Como construir uma escala Maior
-
A escala Maior é formada com meio tom entre o 3º e 4º graus e entre o 7º e 8º graus
-
As notas naturais: Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó formam a base da escala Maior, é a escala de Dó Maior.
Página anterior
Cap 4
Pág 3
Próxima página