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O ciclo das quintas
Cap. 4 Intervalo e escala Maior
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O ciclo das quintas é uma maneira de encontrar a formação das escalas. Entendendo o ciclo fica mais fácil para decorar as alterações. Veja a explicação no vídeo.
Teoria
![](https://static.wixstatic.com/media/cb51e0_ae3a1c39876c4361806a4c11c49c03c0~mv2.gif/v1/fill/w_430,h_346,al_c,usm_0.66_1.00_0.01,pstr/cb51e0_ae3a1c39876c4361806a4c11c49c03c0~mv2.gif)
O Ciclo das quintas invertido - Ciclo das quartas
Não pára por aí. Podemos fazer o ciclo no sentido anti-horário (invertido), que é chamado de ciclo das quartas. Veja o vídeo e entenda:
![](https://static.wixstatic.com/media/cb51e0_3df8cbdd48b24355973b5153724dd7b3~mv2.gif/v1/fill/w_409,h_329,al_c,usm_0.66_1.00_0.01,pstr/cb51e0_3df8cbdd48b24355973b5153724dd7b3~mv2.gif)
Porque aparece bemol (Sib) na escala de Fá?
As escalas podem ter o bemol (b) ou o sustenido (#) como sinais de alteração. Veja abaixo o porquê de usar o bemol em vez do # na escala de fá como exemplo.
![](https://static.wixstatic.com/media/cb51e0_199df33783ca49a2b9af55c1d2f36da0~mv2.gif/v1/fill/w_600,h_201,al_c,usm_0.66_1.00_0.01,pstr/cb51e0_199df33783ca49a2b9af55c1d2f36da0~mv2.gif)
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Escala Maior em todos os tons
Veja abaixo oa escala maior de cada tonalidade.
Na coluna da esquerda a ordem pelo ciclo das quintas, e na coluna da direita, pelo ciclo das quartas
Dó Maior = C D E F G A B
Ré Maior = D E F# G A B C#
Lá Maior = A B C# D E F# G#
Mi Maior = E F# G# A B C# D#
Si Maior = B C# D# E F# G# A#
Fá Maior = F G A Bb C D E
Sib Maior = Bb C D Eb F G A
Mib Maior = Eb F G Ab Bb C D
Láb Maior = Ab Bb C Db Eb F G°
Réb Maior = Db Eb F Gb Ab Bb C
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