Cap. 5 Acordes
Pág 5
Descobrindo a Tônica
Descobrindo a Tônica pelo Baixo
O baixo (notamais grave do acorde) é sempre uma referência para você descobrir qual acorde está sendo tocado. Portanto, esta página traz um treinamento para adquirir esta habilidade
Percepção
Exercício
Nos áudios abaixo, são tocados um acorde de cada tom, maior e menor em cada áudio. O exercício é você descobrir qual é a nota e se é maior ou menor. Só são usados as notas naturais.
Teoria
A série Harmônica
Você sabia que uma nota musical não é feita apenas daquela nota. Quando você toca um Fá, por exemplo, não há só a nota fá ali, há outras notas como o dó, o lá... na verdade todas as outras notas musicais também soam ali. O nome deste fenômeno é série harmônica.
Veja abaixo as notas que aparecem na série harmônica da nota dó. A medida que vem primeiro a nota seu volume dentro da série é maior. A série harmônica é uma teoria da ondulação do som, que a partir de uma corda vibrando, há desdobramentos físicos da frequencia desta, produzinho outras frequencias (notas) a partir da nota fundamental ou tônica. A nota fundamental, que é a própria nota tocada, sairá com um volume sonoro mais alto de todos. Veja como seria a série harmônica da nota dó.
Série -------------- 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16
Nota -------------- dó dó sol dó mi sol sib dó ré mi fá# sol lá sib si dó
Intervalo -------- T 8ª 5ªJ 8ª 3ªM 5ªJ 7ªm 8ª 2ª 3ª 4ªaum 5ªJ 6ª 7ªm 7ªM 8ª
A série harmônica é infinita, mas a teria só pensa até o 16º grau da série. Se você quiser mudar a fundamental, basta seguir o mesmo intervalo que achará a série do tom desejado.
Porque os acordes usam a tônica, terça e quinta?
A série harmônica pode ajudar a explicar porque os acordes usam a terça e a quinta. Veja que as primeiras notas da série harmônica são a própria tônica, o dó oitava acima, a quinta e a terça. Isso mostra que a quinta e a terça, o sol e o mi, estão bastante presentes dentro da nota dó. Por isso quando tocadas junto, elas se encaixam, reforçando o desdobramento físico da fundamental, causando um "casamento", uma consonância muito grande entre as notas. É como se continuássemos reproduzindo a série harmônica com notas "reais".
Obs: Apesar dos acordes (tríades) terem sido usados antes pelo homem, a série harmônica só foi descoberta muito depois.
Por isso sempre se lembre:
"dentro" de uma nota (fundamental) existem outras notas.
Página anterior
Cap 5
Pág 5
Próxima página